SALAS TEMÁTICAS

Um amplo salão e laboratório dedicados a paleontologia. Em exposição fósseis de  animais e vegetais, de vários períodos geológicos, encontrados principalmente na Bahia, além de exemplares do Brasil e de outros países. Destaque para a montagem da reconstituição e do esqueleto do Mastodonte, um dos maiores mamíferos fósseis que viveram na Bahia.

 

Minerais Radioativos

A exposição destaca o urânio e explica os tipos de radiação, as aplicações na agricultura, na energia elétrica e até em exames médicos e aparelhos hospitalares. Esta sala é resultado de uma parceria do Museu com a Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

 

Petróleo

Trata da história do petróleo no Brasil, com especial atenção para a Bahia e as contribuições de Manoel Ignácio Bastos, Oscar Cordeiro e Monteiro Lobato. Aborda também a origem e os produtos do petróleo, as plataformas e os níveis de operação. Esta sala é resultado de uma parceria entre o Museu e a Petrobras.

 

Gemas do Brasil

O ambiente expõe as variedades minerais – preciosas e semi-preciosas – da Bahia e de outras regiões, as várias formas de lapidação e as réplicas dos diamantes mais famosos do mundo. Destaque para as amostras de brasilianita, esmeralda, topázio, vivianita, morganita, entre outros.

 

Universo / Sistema Solar 

Oferece conhecimentos sobre os fenômenos da natureza em linguagem simples, visual e interativa. Para entender a formação do Universo o visitante poderá ouvir uma simulação da Big Bang – a explosão ocorrida há cerca de 14 bilhões de anos que deu origem à expansão do cosmo.

 

Meteoritos

Na sala dos Meteoritos, com um simples toque na tela, você pode obter informações sobre todos os 59 meteoritos oficiais e as sete crateras de impacto de meteoritos, em território brasileiro. Este levantamento foi realizado pela equipe do Projeto, utilizando toda referência bibliográfica de trabalhos de pesquisas, aprovados pela comunidade acadêmica e aceita pelo Meteoritical Bulletin, produzido pela Sociedade dos Meteoritos, organização americana fundada em 1933.

 

Otto Billian

Sala em homenagem a Otto Gervasius Billian (1893 -1984), um dos pioneiros na exploração dos recursos minerais da Bahia e que além disso deu importantes contribuições à geologia e a sociedade  baiana, tais como a criação do seguro global para os trabalhadores das suas jazidas e a publicação de um livro sobre o trânsito de veículos.  Foi, também, o fundador da Empreza Bahiana de Mineraes Ltda, realizou a exploração de minérios, de quartzo para a fabricação de lentes e de gemas como diamantes e esmeraldas.

 

 

 

Tour Virtual

Descubra o acervo do Museu, com uma visita virtual.

DSC03696 b red
O Museu

Descubra a história do Museu, suas coleções e muito mais.

BACKLIGHT Terrac
Novidades

Saiba das últimas novidades sobre o Museu e a Geologia.

07
Escolas

Agende a sua visita.

100_3478c