Columbita-tantalita?
09 de novembro de 2017

Columbita- Tantalita
Por;
Sampaio Filho, H.
Salles, P.
Simôes, I.P.T.

A columbita-tantalita é um mineral que ocorre associado principalmente a pegmatitos graníticos, composto essencialmente de nióbio e/ou tântalo além do ferro e manganês. Considera-se um minério de tântalo toda vez que haja predominância desse elemento sobre o nióbio na solução sólida. Assim, é utilizado como refratário nas indústrias eletrônica e de vidros, em ligas especiais, especialmente no aço cirúrgico, por não oferecer reação nos tecidos corporais.

columbi-tantalita1 Heli

A amostra exposta na sala de minérios possui 13cm x 9,5cm x 5,0cm, apresenta uma coloração preta, brilho submetálico, hábito tabular, com magnetismo fraco. Possui inclusões de mineral claro, acicular ou radial de albita, além de raros cristais de moscovita. Análise da porção escura da amostra revelou uma média de 30,4% de Ta e 17,2% de Nd, o que assegura tratar-se de uma tantalita.

columbita-tantalita2 Heli

No Brasil, columbita-tantalita é o principal mineral de minério de tântalo. A maior mina de tântalo do mundo está localizada no estado do Amazonas, com produção de 89 mil toneladas de Ta2O6. A amostra exposta é proveniente da Fazenda Bananeira, município de Itambé, sudoeste do Estado.

Busca
Escolas

Agende a sua visita.

100_3478c
Tour Virtual

Descubra o acervo do Museu, com uma visita virtual.

DSC03696 b red