IDADE DOS VARVITOS NA BAHIA
01 de março de 2018

IDADE DOS VARVITOS NA BAHIA
Sampaio Filho, H. A.
Jesus, M.L

Os varvitos ocorrem em vários continentes no mundo e datam de diferentes períodos. Essas rochas foram formadas associadas a depósitos glaciais, desde o Neoproterozóico a cerca de um bilhão de anos até o Mioceno, entre 23 e 5 milhões de anos.

Aqui no Brasil, estas rochas estão presentes com destaque em Itu (São Paulo), Trombudo Central (Santa Catarina) e em Bagé, no Rio Grande do Sul. Segundo Rocha-Campos, A.C. (2000) essas unidades litológicas pertencem ao Grupo Itararé, da Bacia do Paraná, e são datadas do Carbonífero Inferior ao Permiano Inferior, entre 360 e 270 milhões de anos, quando essa região estava situada no sul do Gondwana.

Na Bahia a ocorrência de varvitos é rara e não se dispões de dados precisos acerca da idade dessas rochas. Porém, segundo Guimarães, J, T. (1996), as rochas glaciais da Formação Bebedouro, na Bahia, como os tilitos, se formaram durante glaciações ocorridas na era Neoproterozóica (1000 a 600 milhões de anos).

Madeira -Creditos Itamar Bezerra (74) Heli
Precisamos de mais pesquisas científicas para melhor definição da idade desses depósitos glaciais e aqui no Museu há evidências de depósitos glaciais como a presença da madeira fossilizada – Araucária Mirabilis, embora de idade supostamente mais nova.

Venham ver essas amostras no Museu.
araucaria Heli

Busca
Exposições

Conheça o nosso acervo.

01
Escolas

Agende a sua visita.

100_3478c