Museu Geológico prepara programação especial para Semana Nacional de Museus
12 de maio de 2017

Museu Geológico prepara programação
especial para Semana Nacional de Museus

De 15 a 21 de maio, o Museu Geológico da Bahia, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), participa da 15ª Semana Nacional de Museus, das 13h às 17h30. A programação, que tem entrada gratuita, será diversificada e acessível a públicos variados com exposição, oficinas, filmes, debates e música.
O secretário Jaques Wagner elogia a iniciativa e acredita que esse tipo de evento ajuda a promover, divulgar e valorizar os museus. “É importante incentivar e intensificar a relação dos museus com a sociedade. A cultura é uma excelente ferramenta de estímulo ao desenvolvimento econômico”, afirma.

Semana de Museus - SDE-MGB

Uma das atrações é a exposição fotográfica Pepita de Fogo: o Cangaço e seu tempo colorizados, no Salão de Rochas Ornamentais. Nos dias 15 e 17, às 15h, o historiador, artista plástico e mestre em Geologia, Rubens Antonio, promoverá um bate-papo com os presentes e os alunos do colégio Odorico Tavares.
No dia 16, às 14 horas, a animação Òrun Àiyé: a Criação do Mundo pelo Orixás será exibido na sala de cinema do museu seguido de bate-papo com as cineastas Jamile Coelho e Cintia Maria com os alunos do colégio Manoel Novaes e os demais presentes na exibição. A produção é um projeto educacional voltado para a conscientização de crianças e jovens, quanto à religiosidade africana.
No dia 18, quando se comemora o Dia Internacional de Museus, será promovido uma reflexão com sobre o tema deste ano: Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus. As professoras do curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia, Luciana Ballardo e Rita de Cássia Maia da Silva serão responsáveis pela condução do diálogo com o público. Já no dia 19, às 15h30, o grupo infantil de Metais, da Neojiba, fará uma apresentação especial.

Programação completa
15 a 21de maio, das 13h às 17h30 – EXPOSIÇÃO fotográfica Pepita de Fogo: o Cangaço e seu tempo colorizados, no Salão de Rochas Ornamentais
15 e 17 de maio, às 15h – BATE-PAPO com o autor da exposição Rubens Antonio, historiador, artista plástico e mestre em Geologia
16 e 18 de maio, das 9h30 às 10h30 – OFICINA, Dureza dos Minerais, segundo a escala de Mohs, e sua relação com o cotidiano
17 de maio, das 9h30 às 10h30 e das 15h30 às 16h30 – OFICINA, O Ciclo das Rochas
16 de maio, às 14h – CURTA METRAGEM E ANIMAÇÃO, ÒrunÀiyé – A Criação do Mundo pelos Orixás, seguido de bate-papo com as cineastas Jamile Coelho e Cintia Maria
18 de maio, às 14h30 – REFLEXÕES SOBRE O TEMA DA 15ª SEMANA DE MUSEUS, Museus e histórias controversas, dizer o indizível em Museus, com as Professores do curso de Museologia da UFBA, Luciana Ballardo e Rita de Cássia Maia da Silva
19 de maio, às14h – ANIMAÇÃO INFANTIL NO PLANETÁRIO, O aniversário de Pingo, realização da Labareda Design
19 de maio, às 15h30 – MÚSICA, Grupo Infantil de Metais do Programa Neojibá

12.05.2016
Ascom/SDE
Contato: 3115-7816

O Museu

Descubra a história do Museu, suas coleções e muito mais.

BACKLIGHT Terrac
Escolas