No Sul da Bahia onde se encontram boas jazidas de grafita.
16 de novembro de 2017

No Sul da Bahia onde se encontram boas jazidas de grafita.

Por: Sampaio Filho, H.
Salles, P.
Simões, I.P.T.

O Brasil tem a maior reserva de grafita do mundo e é o terceiro maior produtor deste bem mineral. O estado da Bahia é um dos principais produtores com diversas minas nos municípios do sul da Bahia.

A grafita possui variadas propriedades físicas o que a leva a ter uma ampla aplicação industrial. Composto inteiramente de carbono, de cor cinza, opaco, não metálico, macio com dureza entre 1 e 2, refratário e ótimo condutor térmico e elétrico. Além do uso em escritas é empregado em diversas indústrias: siderúrgicas e metalúrgicas, refratárias, lubrificantes e tintas. Mais recentemente, devido à sua boa condutividade elétrica a grafita está sendo utilizada na síntese do grafeno, uma substância utilizada em placas eletrônicas condutoras.

O grafeno vem conquistando pesquisadores de todo o mundo, devido à distribuição interna dos átomos de carbono, que estão arranjados hexagonalmente sobre uma placa submilimétrica, forte e leve, que atua como condutora na indústria eletrônica.
grafita de Itanhem Heli
No Museu encontra-se exposta na sala de recursos minerais, uma amostra de grafita de Itanhém, de brilho metálico, bem cristalizado, medindo aproximadamente 20cmx 15cm x10cm, de alta pureza. Venham conhecer.

Busca
Escolas

Agende a sua visita.

100_3478c
O Museu

Descubra a história do Museu, suas coleções e muito mais.

BACKLIGHT Terrac