Uma Grande Extinção Animal – as Amonitas, os Dinossauros ..
11 de maio de 2018

Uma Grande Extinção Animal – as Amonitas, os Dinossauros …

Sampaio Filho, H. A.
Sousa, I. I. F.

As amonitas e os dinossauros trazem consigo uma semelhança temporal em seus ciclos vitais, o fim da vida. Ambos desapareceram durante a extinção do período Cretáceo, há 65 milhões de anos, quando um asteróide impactou-se contra o planeta Terra e devastou mais de 80% das espécies existentes.

amonitas heli1

Apesar de terem sidos extintos no mesmo evento, os dinossauros surgiram posteriormente ás amonitas. Esses moluscos cefalópodes têm seus registros fósseis mais antigos datados do início do período Devoniano, há 400 milhões de anos atrás. Devido à sua abundância exclusiva em sedimentos da era Mesozóica, estes registros são importantíssimos no procedimento de datação, sendo assim considerados fósseis guia.

As amonitas desenvolviam-se rapidamente e em dois anos atingiam cerca de um metro de diâmetro. Estudos sugeriram que elas se moviam por propulsão e com a concha externa protegia a sua parte macia e frágil que se abrigava no interior. Do seu grupo restaram cerca de 650 espécies dos quais destacamos os nautilus, as lulas e os polvos.

Vejam no Museu Geológico da Bahia e fascinem-se com as nossas amonitas.

Busca
Tour Virtual

Descubra o acervo do Museu, com uma visita virtual.

DSC03696 b red
O Museu

Descubra a história do Museu, suas coleções e muito mais.

BACKLIGHT Terrac