VARVITOS E AS ERAS GLACIAIS
07 de março de 2018

VARVITOS E AS ERAS GLACIAIS
Sampaio Filho, H. A.
Jesus, M.L.

Pode-se deduzir que os varvitos estão intimamente ligados às eras glaciais e eventualmente podem ser depositados em ambientes lacustres durante períodos interglacias, como pode estar ocorrendo atualmente em regiões próximas ao pólos.

Desse modo, é possível relacionar a idade desses litotipos com as idades de ocorrência das eras glaciais, ou não. Já os varvitos da Bacia do Paraná, formaram-se durante a glaciação ocorrida entre 360 e 260 milhões de anos denominada Glaciação Karoo.

icnofóssil

Portanto esses varvitos devem ter interferido nas relações paleontológicas, pois durante um período glacial, os organismos mais adaptáveis às temperaturas mais baixas espalham-se por latitudes mais altas e ampliam sua distribuição geográfica e, por vezes, tais organismos podem estar preservados em lâminas de varvitos.

Assim, é mais comum encontrar o registro de icnofósseis – vestígios de atividade biológica de organismos no passado-, pois muitos deles não resistem ao processo de fossilização devido à fragilidade do seu corpo. A Fig. 1 mostra registros de icnofósseis nos varvitos da Bacia do Paraná.

Visite o Museu Geológico da Bahia e veja, de perto, um exemplo de um icnofóssil de cerca de 1,8 milhões de anos. Venha ver e aprecie.

Busca
Exposições

Conheça o nosso acervo.

01
Visitação

Visite as salas interativas sobre Meteoritos e Universo/Sistema Solar.

IMG_3076b