Venham conhecer de perto no Museu os tipos de rochas
11 de janeiro de 2018

Venham conhecer de perto no Museu os tipos de rochas

Museu Geológico da Bahia Sala das Rochas Foto> Carol Garcia

Rocha é um agregado composto de um ou mais minerais. Pode conter substância de natureza orgânica como o carvão. São classificadas, segundo origem, em ígneas, sedimentares e metamórficas.
A ígnea é proveniente de um processo de resfriamento de magma. De acordo com o nível de profundidade pode ser vulcânica ou extrusiva, hipoabissal ou plutônica. As vulcânicas são expelidas em superfície e, por conseguinte, cristalizam-se rapidamente, enquanto as plutônicas cristalizam-se mais vagarosamente.
Qualquer rocha exposta na superfície que sofra desgaste natural poderá ou não participar de um processo de erosão, de transporte, deposição e de solidificação, dando origem às rochas sedimentares clásticas. Se num processo de transporte houver condições de concentração de qualquer sal, poderá precipitá-lo dando origem às rochas sedimentares químicas.
Se a rocha sofre alteração no seu novo ambiente, como mudança da pressão e/ou temperatura, vai modificar suas condições transformando-se em rocha metamórfica.

Busca
Visitação

Visite as salas interativas sobre Meteoritos e Universo/Sistema Solar.

IMG_3076b
Exposições

Conheça o nosso acervo.

01