O Museu desenvolve pesquisas internas seja diante dos trabalhos de requalificação do acervo na identificação de rochas, minerais e fósseis, seja em projetos específicos ou de exposições. Também vem agregando ao seu Programa a participação de profissionais ou professores pesquisadores de instituições científicas, como UFBA e empresas especialistas em cada ramo.
O Programa Museu Escola Comunidade – PMEC integra a programação educativa-cultural do MGB. Suas ações são direcionadas às instituições de ensino público e privado, desde a educação infantil ao ensino superior e a outros grupos que desenvolvem atividades sociais e/ou culturais.
Esse programa visa transmitir os conhecimentos básicos da geologia, despertar no cidadão uma mentalidade científica e fazer refletir sobre os recursos minerais do nosso subsolo, recebendo estudantes para participarem de uma atividade complementar, extra-curricular, através de projeções de filmes técnico-educativos, seguida de visita orientada para que cada um possa ver e interagir nas salas de exposições temáticas com os instrutores e técnicos devidamente preparados.
O PEI leva o Museu com suas exposições selecionadas para as instituições públicas e privadas da Capital e do interior do Estado da Bahia. Atende não só ás comunidades de Salvador, como também as do interior baiano promovendo e divulgando as geociências, bem como os recursos minerais da Bahia.
No momento a programação das visitas ao interior do Estado está suspensa.
São compromissos do PEI e do PMEC, dentre outros:
- despertar no jovem a consciência científica;
- a expansão e o fortalecimento do conhecimento científico sobre as geociências;
- a valorização e a preservação dos recursos naturais da Bahia;
- a consolidação dos ensinamentos acadêmicos, através do diálogo sobre as Ciências da Terra e
- a conscientização para o uso sustentável dos recursos naturais.